Como evitar cravos e espinhas no rosto de adolescentes

O que são as espinhas?

A acne é uma doença causada geralmente por uma predisposição genética ou inflamações, que resulta no surgimento de pequenas lesões avermelhadas (quase sempre com pus no centro) conhecidas como espinhas.

Estima-se  que 90% dos jovens e adolescentes de 12 a 20 anos sofram com cravos e espinhas, ainda que em um grau menor ou mínimo, mas esse problemas também pode atingir mulheres mais velhas devido ao uso de pílulas anticoncepcionais, e à troca excessiva de hormônios.

 

É válido ressaltar que o excesso de exposição ao sol, maquiagem, alimentos gordurosos e ricos em açúcar, e alguns outros fatores favorecem o aparecimento de espinhas. Em alguns casos as espinhas podem deixar pequenas cicatrizes ou os chamados “buraquinhos” no rosto, neste caso, o recomendado é um tratamento especializado, sempre após consulta e indicação do dermatologista.

Veja abaixo alguns tópicos para evitar e/ou tratar as espinhas:
·        É recomendado a lavagem do rosto no máximo três vezes por dia, assim, ocorre uma limpeza entre os poros e a redução da oleosidade, resultando na prevenção das espinhas.
·        Evitar o uso de cremes ou produtos que contenham óleo, pois estes contribuem para o acumulo de oleosidade nos poros, é indicado o uso de produtos específicos para cada tipo de pele.
·        Obter uma alimentação balanceada, e uma hidratação constante são de grande ajuda no combate à espinha, devemos evitar a todo custo o consumo excessivo de chocolates, doces e alimentos gordurosos.
·        Jamais espremer os cravos ou espinhas, na grande maioria dos casos esse ato piora a situação, além contaminar ainda mais as lesões.
·        É importante que o tratamento contra a acne seja feito sob supervisão do dermatologista, e sob utilização dos produtos por ele indicado, em muitos casos é de notável ajuda o tratamento com cremes esfoliantes, e  limpeza de pele, sempre levando em conta o procedimento indicado pelo profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*