Jardim Vertical no Viaduto Costa e Silva – Minhocão

Jardim Vertical, minhocão, Viaduto, Costa e Silva, foto, revitalização

O Minhocão é considerado uns dos lugares mais cinzas da cidade de São Paulo. Para resolver esse problema estão sendo criados Jardim Verticais nas laterais de alguns prédios da Avenida São João.

Os prédios escolhidos são aqueles que têm empenas cegas (lado do prédio que não tem janelas).

O Movimento90° foi criado há pouco mais de um ano por um escritório de projetos paisagísticos e arquitetura, e tem como objetivo instalar jardins verticais na cidade de São Paulo e em outros centos urbanos.

Guel Blanche, um dos sócios do escritório, é especializado no assunto e explica: “Os jardins verticais não são apenas bonitos, mas também funcionais”. “Funcionam como isolante térmico, isolante acústico e, mais importante, diminui a poluição no seu entorno”.

Muito questionam sobre a viabilidade prática da ideia, o impacto na estrutura do prédio e a manutenção, mas Blanche afirma que não há qualquer prejuízo à parede em que o jardim é instalado e explica: “A estrutura é montada a uma distância de 4 centímetros da parede, não há umidade portanto”. E em relação a manutenção, ele explica que são usadas plantas, que quando adultas não ultrapassam as dimensões da parede do prédio, dessa forma, o custo com a manutenção é quase zero.

 

Fonte: RBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*