Como proteger seu Animal de Estimação dos Fogos de Artifício

proteger, Animal, Estimação, Fogos de Artifício, datas festivas, jogos, fim de ano, Natal, Ano Novo, réveillon, são joão, festa junina

Veja como garantir a tranquilidade e segurança do seu animal de estimação durante o barulho intenso da queima de fogos de jogos, datas comemorativas e fim de ano.

Com jogos de finais de campeonatos, datas festivas como São João e Festas de Fim de Ano nossa diversão está garantida, e junto com essas datas vêm os fogos de artifícios que se tornam trilha sonora frequente entre os brasileiros mais exaltados. Pensando nisso, separamos algumas dicas para evitar situações de risco ao seu pet e também amenizar o sofrimento e desespero deles.

1. Coleira de identificação (RGA): com seu número de telefone (residência e celular) e também seu endereço. Com o barulho é natural que o bicho tente fugir da agitação ou se refugiar em algum lugar. Dê preferência a coleiras elásticas, para evitar enforcamentos.

2. Previna as fugas: certifique-se que muros, cercas e portões são suficientes para impedir fugas. Antes dos jogos e início dos fogos, acomode seu bichano em ambiente o mais protegido possível do barulho, dentro de casa (quarto, banheiro) ou numa área externa em que ele fique isolado dos perigos (canil ou casinha).

3. Evite as correntes: nunca deixe seu animal preso por correntes, pois na hora do desespero ele pode se machucar ou ainda se enforcar. Se tiver mais de um cão, evite deixá-los juntos por precaução. Desesperados com o barulho, eles podem brigar e se ferir gravemente por causa do pânico na hora dos fogos.

4. Alimentação Leve: Sabendo que haverá queima de fogos, ofereça alimentos leves. Em casos de distúrbios digestivos provocados pela ansiedade pode ser que ele regurgite o alimento ou evacue descontroladamente. No primeiro caso um engasgamento pode ser fatal.

5. Telas de Proteção em apartamentos: verifique se estão firmes e seguras. Caso não tenha telas feche as janelas, ainda mais se você tiver gatos, eles podem saltar pensando em se proteger. Vai dar trabalho para encontrá-lo posteriormente e pode ser fatal. Se possível, coloque-os em um ambiente isolado como guarda-roupas, debaixo da cama, etc.

6. Acostume seu bichano com o barulho: antes da queima de fogos vá aumentando aos poucos o volume de um aparelho sonoro (TV/rádio) para que ele se acostume com o som alto, barulho e agitação.

7. Dica para Gatos e animais pequenos: neste dia transforme um cômodo da casa no cantinho deles. Crie cabaninhas e tocas com mantas e afins para aumentar a sensação de proteção. Deixe os lugares que eles gostam bem acessíveis. Lembre-se de deixar água, comida e areia próximos.

8. Medicações e calmantes: Consulte seu veterinário de confiança para saber se você pode ministrar algum calmante para tranquilizar seu bichinho. Muitos proprietários se utilizam de florais que não têm contraindicações, que são essências extraídas de flores silvestres e auxiliam no equilíbrio das emoções.

Recapitulando:

proteger, Animal, Estimação, Fogos de Artifício, datas festivas, jogos, fim de ano, Natal, Ano Novo, réveillon, são joão, festa junina

Imagem: Reprodução

Seguindo algumas dessas dicas com certeza esse momentos de diversão para você e familiares será também menos traumático para o seu bichinho de estimação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*