10 Dicas importantes para alugar apartamentos usados

Dicas, importantes, alugar, apartamentos, usados, imóveis, casas, locação, cuidados

Como forma de evitar surpresas desagradáveis, no momento de alugar um apartamento usado é essencial dedicar atenção total a fatores importantes em relação ao imóvel.

Alguns apartamentos, por exemplo, podem oferecer um valor menor na taxa de aluguel, porém, oferecer uma estrutura ruim e que pode ocasionar diversas despesas, com as quais você não deseja contar de forma alguma.

Neste artigo, oferecemos dicas para que você alugue da melhor forma, sem ser incomodado com gastos extras. Acompanhe!

1) Alugar com imobiliária é melhor

As imobiliárias fornecem todas as informações, além de providenciar laudo de vistoria e explicar ao locatário todas as taxas inclusas.

2) Visite durante o dia

Além de visitar várias vezes o imóvel antes de alugar, procure sempre ir até o lugar durante o dia, pois assim poderá notar as imperfeições e analisar de forma melhor.

3) Instalações

Ligar o chuveiro, testar as tomadas, pias e descargas devem ser ações que você irá tomar para analisar a situação do apartamento. Para isso, conte com a ajuda de quem entende sobre o assunto.

4) Esclareça os valores

O contrato de locação guiará todo o processo. Portanto, fique atento às taxas que estarão inclusas junto ao valor do aluguel. Observação importante: a taxa de IPTU deve ser paga pelo dono do imóvel e o condomínio pelo inquilino.

5) Como é o prédio?

Não tenha medo de perguntar ao porteiro ou ao síndico como as coisas funcionam por ali. Pergunte sobre a vizinhança, sobre a segurança no local e sobre a região.

6) Analise o histórico do imóvel

Pagando uma taxa no cartório, é possível ter acesso à matrícula atualizada do imóvel, na qual existem diversas informações sobre a situação do apartamento.

7) Pintura

A cobrança de taxa de pintura não é válida, no entanto, você terá de devolver o imóvel de forma idêntica como ele estava antes de você entrar.

8) Animais de estimação

Caso você tenha animais de estimação, informe isso à imobiliária ou proprietários, pois pode ser que quem esteja alugando ou o condomínio não permita a entrada dos bichinhos.

9) Revestimentos

Rachaduras, manchas e pequenos buracos nos revestimentos podem indicar a ocorrência de diversos problemas na estrutura. Olhe debaixo das pias, do vaso sanitário e confira se não há vazamentos.

10) Armários

Se o apartamento já possui armários, é importante que você também verifique e anote a situação destes, que devem estar de acordo com o laudo de vistoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*