Rodízio e troca dos pneus: aprenda quando e como fazer

vida útil, pneus, carro, rodas, rodízio, economizar, dinheiro, trocar, 2 pneus

Aprenda a hora certa de fazer o rodízio dos pneus, aumentar a sua vida útil e economizar dinheiro.

Um dos itens básicos e mais essenciais da manutenção de um veículo é a troca ou o rodízio dos pneus. Manter-se seguro e transitar pelas cidades ou pelas rodovias do País de forma ordeira e de acordo com leis de trânsito, no entanto, demanda atenção e comprometimento e bom senso por parte do dono do carro, além do aparato financeiro para realizar as compras de pneus.

No entanto, o roteiro não é simples, e várias dúvidas assolam os motoristas nesse momento. Qual é o tempo de vida útil dos pneus? Fazer o rodízio é seguro? Quando devo realizar a troca? Para poupar dinheiro, é seguro comprar apenas dois pneus e descartar os mais desgastados? Caso seja viável essa prática, o ideal é inserir os dois pneus novos na dianteira, na traseira ou um na dianteira e outro na traseira?

Percebe-se que estar de acordo com as normas do trânsito brasileiro e, acima de tudo, sentir-se seguro conduzindo um veículo não é das tarefas mais fáceis, e os anseios aparecem a todo o momento. Lembrando que toda essa conjuntura é realizada a partir do ponto de vista econômico, pois trocar os quatro pneus, sempre que necessário, sem realizar rodízio algum, custa caro.

Todas as respostas para os questionamentos levantados acima estarão abaixo, numa cartilha que o levará em direção à economia e a segurança no volante. Lembre-se que o trânsito pertence a todas as pessoas.

Cartilha

Vida útil: o tempo de vida de cada pneu varia de carro para carro. Não há um período especifico, mas o desgaste é natural e evidente. Previna-se de hábitos que possam desgastar o pneu mais rapidamente, como a alta velocidade e girar a direção com o carro parado – por exemplo.

Rodízio: Sim, é seguro e também recomendado por especialistas. Extraia o máximo de seus pneus. Se não estiver muito seguro consulte um borracheiro de confiança.

Período para o rodízio: Recomenda-se que o rodízio dos pneus seja realizado a cada 10 mil quilômetros rodados. A durabilidade dos mesmos aumentará exponencialmente.

Compra de dois pneus: Outra prática absolutamente segura, além de muito econômica. Compre os pneus de dois em dois.

Dianteira ou traseira: Na compra de dois pneus novos, é absolutamente obrigatório que eles sejam colocados na traseira do veículo, a fim de proporcionarem estabilidade ao condutor.

vida útil, pneus, carro, rodas, rodízio, economizar, dinheiro, trocar, 2 pneus

Foto: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*