08 de Abril Dia Mundial de Combate ao Câncer

dia de combate ao cãncer

No dia 8 de é celebrado o Dia mundial de Combate ao Câncer, a data é muito importante para a medicina pois tem entre outras coisas a intenção de

conscientizar a população e especialmente líderes políticos ou autoridades competentes, sobre a incidência cada vez maior da doença em diversos países do mundo.

O câncer é basicamente classificado como um conjunto de mais de 100 doenças que estimulam um crescimento desordenado das células, que assim acabam se dividindo muito rapidamente e invadindo tecidos e órgãos, resultando em tumores que podem aparecer em diversas áreas do corpo.

O câncer pode surgir por diversos fatores mas em cerca de 80% dos casos é causado por fatores externos, os mais comuns são desencadeados por uso excessivo de bebida alcoólica, hábitos alimentares, tabagismo, exposição excessiva ao sol e hábitos sexuais. Sendo assim, é sempre importante levar em conta por exemplo o uso constante de protetor solar, a utilização de preservativos e principalmente evitar ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas e do tabaco.

O tratamento do câncer pode ser feito de diferentes maneiras, sendo utilizadas com maior frequência a quimioterapia e radioterapia. A primeira utiliza diversos medicamentos  para combater o tumor, enquanto a segunda opção usa radiações para impedir o desenvolvimento das células cancerígenas e destruir o tumor.

Vale ressaltar que quanto antes a doença for descoberta maiores são as chances de recuperação, portanto é sempre importante fazer consultas contantes com médicos e especialistas para prevenção e manter hábitos alimentares saudáveis.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*