Como vistoriar o seu apartamento novo antes da entrega das chaves: Check List

Check list - entrega do Apto

Comprar um novo apartamento é um sonho realizado. Mas na hora da entrega das chaves é preciso deixar um pouco da emoção de lado e fazer aquela vistoria, bastante detalhada.

Uma boa vistoria na entrega das chaves pode livrar você de muitas dores de cabeça no futuro.

Mas por onde começar? Foi pensando nisso que montamos este pequeno check list, que vai ajudar você a fazer a primeira vistoria do seu apartamento novo, e aí pode descansar tranquilo e aproveitar. Vamos lá?

Observe a parte elétrica

É muito comum que a entrega das chaves seja feita ainda com os relógios desligados, ou seja, sem energia elétrica funcionando. Se este for o caso, deixe isso bem claro no seu relatório de vistoria, pois se caso algum problema futuro acontecer, você pode provar que não teve como testar.

Verifique com cuidado se os pontos de energia estão todos conforme o prometido na planta. Se a luz estiver ligada verifique se todas as tomadas estão funcionando. Teste inclusive a campainha.

Cuidado com o piso

Aqui um cuidado redobrado não é demais! Com uma bolinha de gude é possível verificar se o chão está alinhado, se não há muitas imperfeições. Pise com cuidado para verificar se não há espaços ocos que podem se quebrar no futuro. Observe também o piso embaixo das portas, se não estão muito altos.

Parte hidráulica

Teste todas as torneiras do apartamento. Perceba se o fluxo está satisfatório e se não há vazamentos. Deixe a água escorrer e verifique se não há goteiras nos recipientes. Não deixe de testar os registros se eles realmente se fecham ou abrem com tranquilidade e o fluxo de água das descargas.

Portas e janelas

Abra e feche todas as portas para verificar se não estão emperrando. Verifique se não estão rachadas ou empenadas ou apresentando muito ruído. Observe se estão totalmente pintadas e se as fechaduras estão funcionando. Não esqueça também de observar os vidros, se não há riscos ou tricas.
Por fim, faça um minucioso passeio, observando também:

* As paredes de todos os cômodos, se não estão tortas.
* Bata nos azulejos da cozinha e do banheiro para verificar se não há partes ocas.
* Se não há marcas de tintas nos rodapés.
* Verifique os rejuntes se estão bem feitos
* Tenha um cuidado adicional com gesso! Ele não pode apresentar rachaduras ou frestas

Por fim, faça um memorial descritivo cheio de detalhes de tudo, e fotografe o que achar necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*