Os carros menos seguros contra furtos do Brasil: Confira dicas de Segurança

Carros mais Furtados do Brasil

1) Palio, Gol e Uno são os veículos mais procurados pelos assaltantes. Confira também as versões novas mais vulneráveis ao roubo

Sair de carro e deixá-lo estacionado na rua é sempre razão de inquietação para milhares de pessoas. E não se trata de nenhuma paranoia geral. É que o número de veículos furtados aumenta a cada ano. Conforme as informações do Ministério da Justiça, no ano de 2014 mais de 228 mil automóveis foram furtados. A média para a grande São Paulo é que ocorram aproximadamente 800 casos de furtos por mês. Por isso é necessário investir na instalação de rastreadores, contratar um seguro e, é claro, ficar longe dos veículos preferidos dos assaltantes.

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) é o responsável por classificar os índices de veículos mais vulneráveis. A classificação é feita pelo órgão através da verificação da qualidade de série dos veículos, dos dispositivos presentes nos carros, segurança patrimonial e disponibilidade. Para realizar o índice, o Cesvi observou alguns itens, como chaves codificadas, localização da bateria, imobilizadores, alarme, trava de coluna de direção e vidros laminados.

Recebem cinco estrelas no ranking apenas os automóveis que possuem todos os atributos mencionados. Então, quanto menor o número de acessórios, maior a probabilidade do carro ser roubado. Entram na categorização de automóveis menos seguros contra furtos os veículos que possuem apenas dois ou menos dos itens avaliados pelo Cesvi. O levantamento considera somente os modelos mais novos de cada veículo.

A lista é composta pelo Lifan 320, JAC J5, Chery QQ, Toyota Etios, Fiat Siena, Chevrolet Classic, Chevrolet Celta, Volkswagen Novo Fox e o Volkswagen UP. Outros modelos mais populares já são alvos dos assaltantes há bastante tempo, como é o caso do Fiat Palio, acompanhado pelo Gol, Saveiro, Uno, Fox, Siena, Celta, Corsa, Strada e Fiorino.

As motos também entram na mira dos ladrões. Conforme indica uma pesquisa realizada pela Ituran Rastreadores, há dez tipos de modelos mais procurados pelos assaltantes. São os seguintes: Yamaha YS 250 Fazer, Honda CG 150, Honda CB 300R, Honda XRE 300, Honda CG 125, Honda CBX 250, Yamaha XT 660R, Kawasaki Ninja, Yamaha XTZ 250 e Honda NX-4Falcon.

São Paulo é o estado em que os ladrões mais roubam. Além disso, também há horários preferidos para os assaltantes agirem. À noite, os veículos estão bem mais suscetíveis e o maior índice de roubos ocorre das 20h01 às 23h. No entanto, em períodos de grande movimentação durante o dia, como das 11h às 14h, os ladrões também gostam de atuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*