Entenda como funciona a pontuação do Cartola

Tire todas as suas dúvidas de como funciona a pontuação do famoso fantasy game…

As estatísticas que geram a pontuação do Cartola provocam várias dúvidas nos “técnicos” do fantasy game. Quanto vale um gol? E uma roubada de bola? Assistência dá muito ponto? Mas se o jogador fizer faltas? E se for expulso? As perguntas são muitas, então vamos ajudar os cartoleiros a entender melhor o jogo e ter critérios para escalar o seu time.

Os scouts do Cartola são separados em defesa e ataque. Os goleiros, por exemplo, têm três estatísticas exclusivas. Duas positivas: a defesa difícil, que vale 3.0 pontos cada, e a defesa de pênalti, que soma 7.0 pontos ao seu total. No entanto, existe também a negativa. A cada gol sofrido, eles perdem 2.0 pontos.

Divulgação

Divulgação

Para escalar os defensores, os cartoleiros devem sempre ficar atentos as roubadas de bola. Cada uma vale 1.7 pontos, e geralmente são armas importantes dos volantes, que fazem o combate direto na marcação. Mas é bom ficar ligado também nas faltas cometidas. A cada infração, o jogador subtrai -0.5 pontos. Se for muito faltoso, pode ter sua pontuação ainda mais prejudicada ao tomar um cartão amarelo, -2.0 pontos, ou um vermelho, -5.0 pontos.

Divulgação

Divulgação

 

 

Cartola Tabela Scouts Defesa (Foto: Arte/GloboEsporte.com)
A defesa também apresenta uma “vantagem”. Todos que compõem a linha defensiva – goleiros, zagueiros e laterais – são contemplados com um bônus de 5.0 pontos se não tomarem gols na partida. Mas por estarem na maior parte do tempo mais perto do próprio gol, também estão mais expostos a fazer gol contra. Se cometerem esse erro, perdem 6.0 pontos no fantasy game.
Divulgação

Divulgação

Nos scouts de ataque, o gol, obviamente, é o que mais vale. Ao balançar as redes do adversário, o jogador soma 8.0 pontos no Cartola. Quem dá o passe decisivo também é bastante valorizado. A assistência acrescenta 5.0 pontos. Se for muito caçado em campo, pode ajudar na pontuação com 0.5 a cada falta sofrida.
Divulgação

Divulgação

As finalizações são divididas em três pesos. Se o chute do jogador parar na trave ou travessão, vale 3.5 pontos cada. Caso o goleiro defenda o arremate, soma-se 1.0 ponto. Se o destino da bola for para fora, somente 0.7

Mas nem tudo é positivo nas estatísticas de ataque. Os meias, por exemplo, responsáveis pela criação de jogadas, geralmente são os que mais erram passes, e perdem 0.3 a cada falha. Outros dois scouts que prejudicam são o impedimento, que subtrai -0.5 cada, e pênalti perdido, que retira 3.5 pontos do somatório de quem desperdiça. Por fim, a pontuação dos técnicos se dá pela média de todos os jogadores do time que entraram em campo na partida.

Divulgação

Divulgação

 

Cartola Tabela Scouts Ataque (Foto: Arte/GloboEsporte.com)
Quando for escalar seu time, leve em consideração o quadro abaixo :

É SELEÇÃO

É de primeiro nível, ninguém questiona. Aquele que constantemente será cogitado para a Seleção

JOGA MUITO!

É aquele que se destaca, que outros torcedores gostariam de ver no seu time. Mas está um degrau abaixo do craque

AGREGA VALOR

Possui técnica (ou compensa a falta dela com muita raça), cumpre sua função em campo e não faz feio. É importante para o grupo

COMPÕE ELENCO

Não enche os olhos dos torcedores, é apenas esforçado. Ou pode ser o jovem que acabou de subir da base e mostra potencial

SUJEITO A VAIAS

Vacila de vez em quando e deixa a desejar no quesito técnica ou comprometimento.

IRRITA A TORCIDA

É o jogador perseguido durante a partida pelos torcedores, que não querem vê-lo em campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*