Extintor de incêndio em carro de passeio deixará de ser obrigatório

extintor de incendio não é mais obrigatorio

Essa decisão ocorre semanas antes de troca do equipamento ser exigida, Desde o fim de 2014, o novo tipo de extintor sumiu das lojas e preço subiu absurdamente.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tomou essa decisão em reunião nesta quinta-feira (17) que o  uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa de transito.

A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia gerar mais perigo para integridade dos motoristas ou passageiros.

Com o fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Antes dessa resolução, andar com os veículos sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista. O Brasil é um dos poucos países que obrigava automóveis a ter o extintor.

O Extintor de incêndio continuará sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

Muita gente ficou revoltada com essa nova resolução, tendo em vista que muitos já tinham comprado esse novo equipamento (extintores do tipo ABC) que passaria a ser definitivamente obrigatório previsto para o dia 1° de Outubro de 2015, e os preços não era dos mais em conta.

pessoas indignadas com a nova legislação

Imagem: Divulgação

exintor repercussao

Imagem: Divulgação

fila para comprar extintor

Imagem: Divulgação. pessoas na fila para comprar o extintor antes da nova legislação.

Fonte: G1/Auto Estporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*